Tava com essa “arte” pronta há uns
dias. Queria escrever sobre meu trabalho que, é minha grande paixão.
Tantas coisas passaram pela minha
mente. Do tipo: Como vou falar de trabalho estando desempregada? Falo de
profissão de forma genérica? Foco em marketing ou em eventos? Me vendo ou apenas deixo
o coração falar?
Sempre vou escolher deixar o coração falar!
Em abril eu comemorei o dia do
produtor de eventos. Em Maio, o dia do trabalhador. Em Setembro eu irei
comemorar o dia do administrador. Já em Outubro, comemoro o dia do empresário
e, também, do vendedor.
Hoje, eu comemoro o que me
permite ser tudo isso: Dia do Profissional de Marketing.
E sabe por quê eu posso ser/fazer
todas essas coisas?
Há uma nova dinâmica corporativa
que faz com que as pessoas assumam diferentes papéis ao longo de sua carreira e
isso é fantástico. Porque a gente pode, se quiser, crescer, evoluir, aprender,
qualificar-se e isso tudo faz a diferença na hora de prestar um serviço. Ou
pelo menos deveria fazer.
O Marketing vai muito além dos 4Ps,
que eu conheci na época da faculdade. Já evoluiu para os 7Ps. Hoje, o Marketing Digital
já explora os 8Ps. Isso mesmo, OITO. E você achando que Digital é só
anunciar no Instagram e Facebook, né?
Mas, sabe o que o mercado
procura, um analista de mídias sociais, pois acredita que meia dúzia de
anúncios patrocinados vão levantar sua empresa e dá aquele buummm nas vendas.
O que falta, meus caros, é o
básico: PLANEJAMENTO. Conhecer e
entender o todo, para se posicionar diante dos diferentes tipos de clientes,
gerar conteúdo específico para cada segmento / produto / perfil / mídia.
O mercado avança, a tecnologia
muda o todo tempo, o nível de exigência aumenta, há quem acompanha esse ritmo e
há quem escolhe ficar na estagnação. Tá tudo bem com a escolha que você fizer para
o seu negócio, quiçá para o seu futuro profissional, desde que você saiba lidar
com as consequências disso.
A grama do vizinho nem sempre é
mais verde por ser melhor, por ele ter mais dinheiro / clientes / vendas... Talvez,
ele só esteja cuidando dela com mais atenção. Do mesmo modo que sua empresa
pode ter muitos diferenciais, de que adianta se você não tem a estratégia para
explorá-los?
Foi pensando em tudo isso que eu
não me contentei com a faculdade de administração com habilitação em marketing.
Eu fui buscar diferenciais. Me especializei em eventos – e eu sou muito boa
nisso mesmo, modéstia à parte, domino logística brilhantemente, amo
planejamento e não abro mão de uma boa organização. Acredito que muito mais do que
todos os Ps juntos, devemos fazer
uso dos 4Cs, você conhece?
“CUIDADO – CLAREZA – COMPROMETIMENTO – CONFIABILIDADE”
Esses são os pilares que regem a
minha metodologia de trabalho e, sem dúvidas, esse é um diferencial que vale
muito ser levado em consideração.
Há quem diga que cabe até mais um C nesses pilares aí, pois eu sou tão organizada que chego a ser CHATA.
Agora me conta, seja profissional
ou empresário, qual o seu diferencial e como você explora isso?
Gabi D.
Parabéns, Gabis! Vc chegou onde chegou, não foi a toa, muito menos passando por cima de ninguém. Adquiriu experiência, buscou conhecimento e fez valer seu nome. Hoje és uma profissional e tanto, tenha certeza que seu sucesso está só começando. Bj de luz!
ResponderExcluir