Tocilizumab.

Quando você escuta esse nome o que lhe vem a mente? Assim, sem pensar, de bate e pronto?

Primeiro eu pensei que seria uma comunidade africana. Deve ser porque tenho lá no meu íntimo uma vontade de explorar a África, que em da minha paixão pelo Mandela, que tem cores que me inspiram  e povos que admiro.

Quando esclareceram que eu precisei tomar, entendi que era uma medicação. Então perguntei: foi comprimido ou supositório? Já me encontrava bem, estava até fazendo piada.

Nega – minha mãe biológica - conta que até hoje não sabe pronunciar o nome e, não é pra menos, na sua ida ao Hospital em que eu estava internada, ela estranhou quando foi chamada numa sala à parte e não mais na cabine de vidro que o médico dava o parecer da paciente.

Uma moça lhe apresentou documentos com um dívida de quase R$ 7 mil reais, referente as doses de Tocilizumab que foram aplicada na paciente Gabriela. Ela, muito espirituosa, disse: - moça, a senhora acha que eu saio e casa em pleno sábado de carnaval com sete mil rais no bolso? Nem que eu tivesse. Tenho que conversar com minha família.

(kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk) Uma pausa pra eu rir, porque fico vendo a cena na minha cabeça.

Nega é assim, vê graça e leveza em tudo. Por dentro ela corrói. Imagino que tenha saído do hospital chorando sem saber como pagaria essa dívida, tampouco, se eu sairia de lá pra dizer que tudo ia ficar bem.


 

A medicação de nome estranho, ainda penso que africano, surtiu efeito, também, né, por esse preço. Eu saí da UTI e, como não contaminava mais, fui pra enfermaria. Nega estava lá pra me receber. Minha tia por vídeo chamada. Nada paga a felicidade de vê-las por eu estar bem. Esqueci até de eu mesma festejar o momento.

Tocilizumab é um medicamento indicado para artrite reumatoide, alguns médicos vem estudando sua eficácia no combate a Covid 19, contudo, isso não significa que todo mundo que esteja infectado precise ou possa tomar. Existe o momento certo de ser aplicado e alguns índices que devem ser avaliados. Os médicos precisam estar muito atualizados e, acima de tudo, serem ousados para ter a eficácia no resultado.

Graças ao meu #DiogoDoCéu – é como eu chamo Deus – eu tive os melhores médicos à minha disposição. Manu, Hareton e Carol, à vocês toda minha gratidão. Tocilizumab eu ainda vou investigar essa sua origem.

Ahhh, eu já ia esquecendo do principal, veja como #DiogoDoCéu foi generoso comigo, não precisei pagar a conta de quase R$ 7 mil reais. Um amigo advogado “comprou a briga” com o Plano de Saúde e, além de me livrar da despesas, abrimos precedente para que mais pessoas tenham acesso e oportunidade de se curarem com meu amigo “Zumab”.

Fizemos história por aqui com esse danadinho de nome esquisito.

 

Gabi D.

_____________________________________________________________________

Texto produzido para o 4º desafio/MAR do Clube da Escrita, ministrado pela @anaholandaoficial.

O quarto encontro de Março nos desafiou a escrever a partir de uma receita médica, qualquer que fosse.

 

 

Comentários